sexta-feira, 4 de março de 2011
terça-feira, 1 de março de 2011
Camisa 50 Anos
Os ex-alunos que não puderam comparecer e participar da festa mas, desejam a camisa do Jubileu de Ouro, entrem em contato pelo telefone: (74) 3653 2311 - 9991 2535 - (71) 9924 0956 ou por e-mail: Z7comunica@gmail.com
Ainda temos algumas peças por R$ 15,00 (quinze reais). E a Publicação comemorativa por R$ 5,00 (cinco reais).
Tenha orgulho por fazer parte e pegue logo a sua!
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
ASFAM - parceria e apoio aos 50 Anos do CNSG
José Alberto Vasconcelos (esquerda) - Presidente da ASFAM e Octaviano Gonçalves (direita) - dir. Relações Públicas |
Neste último final de semana, a ASFAM participou efusivamente das comemorações das Bodas de Ouro do Colégio Nossa Senhora da Graça, formando uma comitiva para trazer seus associados de Salvador, bom como, contribuindo com a realização dos festejos ao editar a publicação comemorativa desse momento histórico não só para para os seus ex-alunos, mas também para a cidade de Morro do Chapéu. Foram momentos de grande emoção vividos por todos que comparecem aos diversos atos de homenagens, de visita às dependências do Colégio com exposições de fotos e documentos que compõem a sua história. Das homenagens, merecem destaque as feitas por Joelito Modesto ao descerrar a placa de obra de sua autoria referenciando à Professora Judith, quando cantou o Hino do Professor, e, ao declamar uma poesia em francês para homenagear o Professor Manoel Pedro.
Foram momentos de alegria de todos ao reverem antigos colegas, de recordarem fatos de outrora e de participarem de festas dançantes no Clube Municipal e no pátio do Colégio, onde celebraram alegremente dançando e cantando músicas de épocas de boas recordações, quando algumas pessoas usaram da palavra representando entidades, como os ex-prefeitos Lourival Conegundes, Odilésio Gomes, respectivamente primeiro e atual Presidente do Centro Educacional Morrense, entidade mantenedora do Colégio, e o Sr José Alberto de Vasconcellos, Presidente da ASFAM, que enalteceu a importância da entidade de ensino na vida de muitos jovens de Morro do Chapéu e da região, ressaltando na oportunidade que a Associação Civil aberta a todos os morrenses, é filha daquela casa e disse que o objetivo principal da ASFAM é promover ações para a melhoria de vida da população, tendo como foco o Controle Social causando, sem razões (ou com razões), desconforto em alguns presentes, como se essa ação de cidadania fosse algo maléfico ao município, quando na verdade é uma atividade benéfica que nenhuma outra entidade interessar-se em realizar. Também discursou (e cantou) o Prefeito Cleová Oliveira Barreto, que falou da sua vinculação com o colégio e do seu compromisso como gestor de estar pronto para ajudar a casa de ensino que o acolheu.
Em comentários ouvidos, ficou patente que ganharam muito aqueles que se fizeram presentes e participaram das comemorações, e, perderam muito mais os ausentes por terem deixado de viver momentos de grandes emoções e deixado passar ao largo uma oportunidade ímpar de protagonizar essa que foi grande festa. Merece destaque ainda, a presença de ex-alunos de outros municípios, especialmente Ibititá, de onde veio o maior número de pessoas, e de pessoas que vieram de cidades distantes como Brasília e São Paulo, cabendo ressaltar, em especial, a presença do Professor Manoel Pedro, que mesmo acometido de uma doença repentina, fez-se presente a todos os momentos das comemorações, bem como, destacar o empenho da comissão, liderada pela ex-aluna Cleuma Araujo, que viabilizou, com sacrifícios e muita luta, a realização dessa grande festa. Cabe lamentar, infelizmente, a ausência de grande parte dos ex-alunos e ex-professores residentes em Morro do Chapéu que foram beneficiados pelos ensinamentos recebidos da nossa "casa de afeto e carinho".
Que outras festas aconteçam e a cidade tenha o que comemorar para a ASFAM participar e poder proporcionar momentos de alegria como esse aos seus associados e seus defensores, pois, Morro do Chapéu é a única razão da sua existência.
Saiba mais em: http://asfam.m.chapeu.zip.net/
Texto Getúlio Pinheiro
Trazemos aqui na integra um texto que foi redigido pelo ex aluno Getúlio Pinheiro, aluno da 1ª Turma do colégio ano de 1961. Diz ele no texto:
Queridos conterrâneos, “Nesta Casa de afeto e carinho aprendemos amar a instrução. Quem se educa prepara o caminho, do progresso, do bem, da razão. Sob o olhar da Senhora da Graça preparemos o nosso futuro. Implorando que Ela nos faça, caprichos, tementes e puros”.
Este refrão do Hino do Ginásio encerra tudo o que representou, representa e representará este Educandário na vida de todos os alunos que tiveram, têm e terão o privilégio de aqui estudar.
Caros colegas de outrora e de hoje, 50 anos se passaram, mas tudo esta presente como se fossem ontem.
Vale aqui rememorar episódios que marcaram as primeiras jornadas deste Colégio. Como não lembrar a sisudez do saudoso Padre Juca com o seu Latim, cuja a sabatina das 5 declinações era uma tortura para todos nós, a despeito do seu valor para aprimorar o nosso idioma. Como esquecer as aulas do competente Professor Manoel Pedro, cuja interação mestre-aluno permitia que ele, em resposta às brincadeiras da turma, dizia:”Acho-te uma Graça.” Como não recordar das sadias aulas de Português, da inesquecível Professora Judith Arlego, com esmero na análise sintática, redação e concordância verbal e nominal. Sua fonte de inspiração era sempre a Professora Afrísia Santiago, sua mestra em Salvador.
Vale recordar das manhas geladas e quase sempre chuvosas de nossa cidade, quando íamos para a prática da Educação Física, do Po-só à rua da Corrente sob a batuta do austero, mas amigo, Professor Jota, também de saudosa memória, encerrando a atividade com uma partida de Rúgbi, quase sempre terminada em confusão.
Como não citar a atuação do nosso Grêmio Estudantil que teve o querido e saudoso colega e irmão Antonio Pinheiro seu primeiro presidente. O Grêmio era uma tribuna livre para as manifestações da classe estudantil da época. Ali, o sempre lembrado, Mauro Heleno e este colega que vos fala, além de outros colaboradores, contribuíam para o sadio debate das idéias, com suas crônicas e artigos que enriqueceram os conhecimentos do todos nós estudantes.
Como deixar de proclamar a nossa gloriosa Fanfarra nos garbosos desfiles de sete de setembro, que prendia a atenção e atraia a presença de pessoas de todas as cidades da circunvizinhança de Morro do Chapéu, tendo como seu maestro o saudoso e competente Ulisses Valois, mais conhecido por Tota.
Fiquemos nestas reminiscências, pois sem nenhum demérito para todos os nossos professores de então, Pe. Juca, Manoel Pedro e Judith Arlego compuseram o tripé de sustentação dos primeiros passos do nosso querido Ginásio.
Tenho dito aqui e reafirmo que M. do Chapéu e região viveram 02 momentos distintos. Antes e depois do Ginásio Nossa Senhora da Graça. Seu advento em nosso meio foi um divisor de águas no campo educacional, cuja criação teve firme participação do conterrâneo Lourival Guimarães Cunegundes, além de outros ilustres cidadãos morrenses.
Antes, estudar o segundo grau era privilégio de poucos, pois tinham que se deslocar para Jacobina, Feira de Santana ou Salvador e as condições financeiras nem sempre permitiam. Com o Ginásio, M. do Chapéu atraiu a juventude de nossa região, tornando-se um pólo educativo de qualidade, cuja missão era formar jovens para um futuro promissor.
Se fizermos uma estatística, comprovaremos sem nenhuma dúvida que existem hoje profissionais bem sucedidos nas mais variadas carreiras no mercado de trabalho, que passaram pelo crivo educacional do Colégio N.S. da Graça. Não comportaria citá-los, obviamente, pela extensão da lista e porque é do conhecimento de todos. Todavia, cabe sim citação daqueles que prematuramente, nos deixaram e hoje encontram-se em outra dimensão de vida. São eles: Arnaldo Oliveira, Antonio Pinheiro, Édila Novais, Valdélio, Tota, Valnier, Reinaldo, Jurinha, Francisco Hanilton, Rui Alves, Vana Guiomar, Tânia Matos e agora Marcos Bagano e algum outro colega que a minha lembrança não alcançou. Perdão se é fato verdadeiro.
Não podemos nos esquecer de outros mestres da época que também contribuíram para a nossa formação e não se encontram mais em nosso meio. Odilon Gomes, Crescêncio, Bebete, Wilson Dourado, Além dos já citados, incluindo aí a servidora Anédia, sempre lembrada por todos.
Por fim, quero afirmar que aqui estamos, uns com presença física, outors espiritualmente, não como uma obrigação, mas para render um pleito de gratidão pelo que este Educandário representou na vida de todos nós.
50 anos de existência. 50 anos de devoção à uma causa. 50 anos dedicados a uma nobre missão: Transmitir Conhecimento.
Que Deus, em sua infinita Glória, permita outros Cinquentenários a você Colégio, sob o manto protetor da Senhora da Graça. PARABÉNS A TODOS.
GetúlioPinheiro
Hino aos 50 anos
Hino do Jubileu de Ouro
Letra: Prof. Manoel Pedro da Silva Filho
Meio século de luta e de fé
A cidade recorda com ardor
Toda cheia de imenso futuro
Com alegria, repleta de amor
Um feliz jubileu festejamos
Das alturas, do frio e da paz
A juventude desperta na vida
A felicidade hoje nos traz
Na Chapada surgiste feliz
Completando o jubileu primeiro
A guiar com galhardia tanta
O alunado orgulhoso e ordeiro
Salve, Salve querido Colégio
Que bem soube honrar sua raça
Tendo como padroeira excelsa
A Virgem Mãe da Divina Graça
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
50 anos - Jubileu de Ouro
Em breve cobertura completa do Jubileu de Ouro!
Fique a vontade para enviar seu depoimento, fotos, histórias. Envie para o e-mail: Z7comunica@gmail.com
Desde já agradeço a presença de todos os ex-alunos, ex-professores, amigos e colaboradores que abrilhantaram essa festa.
Parabéns Colégio Nossa Senhora da Graça. Que tua história seja repleta de grandes momentos de alegria!
domingo, 6 de fevereiro de 2011
50 ANOS - Está chegando a hora!
Confirme a sua presença!
Informações: 74. 3653 2311 - 9991 2535
* Ônibus confortável saindo de Salvador dia 11/02 às 17h. Ida e volta R$ 100,00. Quer saber mais: (71)3244.8524 e 3384.9250 - Carlos Caroá. Se você residir em Salvador e tiver interesse em participar desse animado grupo entre em contato e reserve logo a sua vaga.
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
CONVITE
Nesta casa de afeto e carinho!
50 Anos Colégio Nossa Senhora da Graça
Dias 12 e 13 de fevereiro de 2011.
Contamos com a sua presença.
Orgulho de fazer parte!
Adquira a sua camisa por R$ 20,00 (vinte reais).
Informações: (74) 3653 23 11 e 9991 2535
Depósito em conta: Banco do Brasil. Agência: 1099-5 Conta Poupança: 18 405-5. Operação: 001. - Mª de Lourdes Silva
Assinar:
Postagens (Atom)